29/12/2016

Locomotiva 353, a "Velha Senhora", é a Maior Locomotiva a Vapor Ainda Em Operação No Brasil.

Em mais um importante capítulo da história da preservação da memória e do patrimônio ferroviário, a “Velha Senhora”, como é conhecida a locomotiva 353, passa a operar de forma definitiva na linha turística na cidade de Guararema - SP, entre a estação Central e a estação de Luís Carlos, em um trecho de aproximadamente sete quilômetros. O passeio cultural irá promover uma verdadeira volta ao passado. Com a plena atividade o equipamento passará a ser o maior movido a vapor em funcionamento no país.

Locomotiva 353, foto atual após restauração.


É uma locomotiva de origem americana, fabricada pela Baldwin Locomotive Works, tipo Pacific, rodagem 4-6-2 (ou seja quatro rodas guias, seis rodas de tração e mais duas rodas guias na parte traseira), foi fabricada em 1927. Ela foi desativada nos anos 60.
Mas nesse período tracionou vários tipos de composições, desde passageiros a cargas. Atuou na Estrada de Ferro Central do Brasil e no trem conhecido como Cruzeiro do Sul.

Diferente das locomotivas mais comuns, a 353 possui 3 cilindros o que a torna mais potente e veloz.

Ficha Técnica:

  • Fabricante: Baldwin Locomotive Works
  • Data de fabricação: janeiro de 1927
  • Número de série: 59736
  • Tipo: 4-6-2 “Pacific”
  • Cilindros: 457mm x 711mm (diâmetro x curso)
  • Diâmetro das rodas motrizes: 1727mm
  • Peso total: 147.709kg (locomotiva+tênder em ordem de marcha)
  • Esforço de tração: 12.900kg (atual)
  • Bitola: 1,60m
  • Ferrovia original: Estrada de Ferro Central do Brasil
Nesta foto temos a irmã gêmea da 353, a 352, que também foi usada na Central do Brasil.

Nesta foto temos a Velha Senhora saindo em viagem inaugural do Trem Turístico de Guararema.

Você curtiu a história da Velha senhora? Então nos ajude a manter viva essa história curtindo nossa página e compartilhando nosso conteúdo.

3 comentários:

  1. Quero saber como marcar um passeio pois minha filha de 7 anos quer conhecer

    ResponderExcluir
  2. Qual era o trem que passava no sul de Minas e ia a São Paulo?

    ResponderExcluir
  3. Qual era o trem que passava no sul de Minas e ia a São Paulo por volta do final da década de 1930? Quanto tempo levava? Como eram as acomodações?

    ResponderExcluir