![]() |
Pintura retratando a inauguração da Stokton & Darlington Railway. |
E o nome por trás desse grande feito é o de George Stephenson, também criador da primeira locomotiva a vapor com resultados satisfatórios.
No início do séc. XVIII, as companhias de exploração de carvão da Inglaterra iniciaram a construção de pequenas estradas de trilhos de maneira para transportar carvão na superfície e no subsolo. Cavalos impulsionavam uma sucessão de vagões sobre os trilhos. Em meados do séc. XVIII os trabalhadores começaram a revestir os trilhos de madeira com tiras de ferro a fim de torná-los mais duráveis. Mais ou menos na mesma época, os ferreiros ingleses deram início à fabricação de trilhos inteiramente de ferro. Os trilhos eram munidos de bordas para conduzir vagões com rodas comuns. No final do séc. XVIII, os ferreiros estavam produzindo trilhos inteiramente de ferro e sem bordas, que conduziam vagões com rodas munidas de bordas.
Nesse período, inventores desenvolviam a máquina a vapor. No início do séc. XIX, o inventor inglês Richard Trevithick construiu a primeira maquina capaz de aproveitar a alta pressão do vapor. Montou-a sobre uma subestrutura de quatro rodas planejada para se deslocar sobre trilhos. Em 1804, Trevithick fez uma experiência com este veículo, puxando um vagão carregado com 9 t de carvão por uma extensão de 15 km de trilhos. Era a primeira locomotiva bem-sucedida do mundo. Logo, outros inventores ingleses seguiram seu exemplo.
Um construtor de locomotivas inglês, George Stephenson, construiu a primeira ferrovia pública do mundo, ligando Stockton a Darlington; foi inaugurada em 1825. Cobria uma distância de 32 km. Tornou-se a primeira ferrovia a conduzir trens de carga em horários regulares. A segunda ferrovia de Stephenson foi entregue ao publico em 1830. Tinha 48 km de extensão e ligava Liverpool a Manchester. Foi a primeira ferrovia a conduzir trens de passageiros em horários regulares.
![]() |
Locomotiva usada na primeira ferrovia do mundo. Atenção para a data inscrita na parede da garagem, citando o ano de inauguração da ferrovia Stokton & Darlington. |
Na foto abaixo podemos ver uma réplica da locomotiva usada no início da S&D, para as comemorações do centésimo aniversário da ferrovia.
![]() |
Comemorações do centésimo aniversário da Stokton & Darlington Railway. |
Foi Stephenson quem pela primeira vez sentiu a necessidade de as ferrovias de um país possuírem uma bitola padrão. A bitola adotada para as ferrovias por ele construídas - 1,435m - correspondia ao comprimento dos eixos de muitos carros puxados por cavalos. Esta bitola foi adotada pela maioria das ferrovias européias, norte-americanas e canadense.
Nenhum comentário:
Postar um comentário