25/12/2011

Cimento, EUA, extinção.

Portela ficava na margem do Paraíba do Sul, em frente à estação de Três Irmãos, na linha de Campos a Miracema, Cisneiros e Recreio. Um serviço de canoas, funcionando até o fim dos anos 1940, conectava Portela a Três Irmãos.


Hoje a região fervilha de produção cimenteira. A ferrovia, se modificada em parte, poderia ser altamente útil. No entanto, o que fez a Comissão Mista Brasil-EUA, na década de 1950? Sugeriu que se suprimisse a seção da serra, entre Cachoeiras do Macacu e Teodoro de Oliveira, sendo as cargas transferidas para caminhões que interligariam essas estações.

Nunca vi proposta mais ridícula. Bastaria modernizar a serra, como foi feito com a serra velha de Santos. Cheguei a conversar com engenheiros da Leopoldina, por essa época e no final dos anos 1950, já no governo JK. Todos ou quase todos eram de opinião de que a era das ferrovias estava ultrapassada e que a solução, no mundo todo, estava no rodoviarismo. Essa era a tendência mundial. Imagine tal mentalidade e seus resultados. Só poderia ser a decadência e a extinção de ferrovias.

Agora, a RFFSA estuda mas nunca realiza um ramal que partiria de Volta Grande ou Melo Barreto, mais ou menos, para a região cimenteira de Cordeiro, Cantagalo e Macuco. Mas tal ramal não satisfaria a todas as direções do tráfego de insumos e da produção. Também não é possível recuperar o traçado antigo. Está ocupado por prefeituras, rodovias etc. - como o pátio de Teodoro de Oliveira, hoje faixa da pista da rodovia Nova Friburgo - Niterói - Rio de janeiro. Não há mais jeito de atravessar Nova Friburgo, nem contornar a cidade. O mesmo sucede com Bom Jardim, Monerat, Cordeiro, Cantagalo, Cachoeiras do Macacu.

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