Mapa que editei, melhorando a sua qualidade.
Nesse mapa vemos uma parte do estado do Rio e MG, com as linhas e suas respectivas estações, aproximadamente em 1924.
Lembrando que em cada ponto desse havia uma estação, umas maiores, outras menores,
todas elas foram
abandonadas e sucateadas pela comissão mista Brasil-EUA por volta de 1960,
que diziam ser o ferroviarismo ultrapassado( mas nos EUA eles não suprimiram suas linhas ), fazendo assim crescer a demanda por rodovias e carros( tecnologia e carros importado dos EUA ).
Especialmente na Região Serrana a beleza era implacável, não tinha pessoa que não se rendia a seus encantos ao começar a subir o sinuoso e ingrime caminho a partir da estação de "Bocca do Matto"
Tem erro, não existia a ligação Capivari-Csbo Frio. A linha só chegou a Cabo Frio vinda pela E. F. Maricá em 1936.
ResponderExcluirObrigado pela correção, infelizmente não tem como editar a imagem ali postada.
ExcluirSeria a VIA LAGOS?
ResponderExcluirSeria interessante descobrir um ramal férreo oculto, digamos assim, no caminho onde esta localizada a VIA LAGOS, embora esta comece em RIO BONITO. Estou no Email caminhosdeferro02@gmail.com Forte abraço amigos
ResponderExcluirpor acaso teria alguma foto antiga da estação de tanguá?
ResponderExcluirBoa tarde, sou de São Gonçalo, moro em bairro chamado Itaoca. Atrás de minha casa, apo´s uma subida de poucos metros pode ser encontrado uma estrada construída em pedra e logo ao lado, uma malha ferroviária. Já procurei em diversos lugares sobre a existência disso, porém não encontro nenhuma informação. Esse mistério me persegue desde a minha infância quando eu e mais alguns primos encontramos a tal estrada. E não havia como negar, a estrada era bem marcada.
ResponderExcluirPode ser a antiga ef cimento mauá: http://www.estacoesferroviarias.com.br/ferroviaspart_rj/effabricacimmaua.htm
ExcluirBoa noite, Victor. Tenho passeado bastante pela antiga linha férrea na região de Friburgo. Fiz a pé o caminho entre Teodoro de Oliveira e Boca do Mato. Passeio muito bonito, boa parte pela mata fechada, passando por pontes e pelas estações de Teodoro de Oliveira (parece que era apenas um ponto pro trem se abastecer de água), Penna (relativamente preservada) e Boca do Mato (bem abandonada). De bicicleta, fiz o caminho Conselheiro Paulino (não encontrei a estação), Mariana (virou um boteco), Murinelli (imóvel conservado mas fechado), passando por três túneis e pela ponte seca. Ambos são passeios muito bacanas que poderiam ser explorados pelas secretarias de turismo dos municípios, mas pelo jeito não há o menor interesse.
ResponderExcluirSonho em ver a estrada de ferro voltar. Pena que no nosso estado impera o interesse das empresas de ônibus, e não o interesse público. Minha sogra disse ter usado o trem para ir à cidade de Miguel Pereira. Pena não haver mais.
ResponderExcluiré uma pena jogar toda historia fora, se fosse hoje o turismo seria mais importante para essa regiao por via ferrea e reelembrar o passado, de fato hoje a passagem custaria em torno cada 50,00 para passeio a nova friburgo e petropolis.
ResponderExcluireles não dão valor para o público e ganhar com turismo.
DMS - RIO DE JANEIRO.
Onde poderia conseguir um mapa desses sobre o a parte sul do Estado? Achei muito bom o caminho de pesquisa feito aqui.
ResponderExcluirParabéns
Adorei seu mapa, muito me ajudou a pesquisa academica sobre trens na região serrana... incrivel como esse povo conseguiu abrir tanto espaço e tanta energia para um novo mundo a se desbravar.. e fizeram tanto, com tão pouco... saude e boa semana
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