27/12/11

Mapa RJ em 1924, linhas e estações


Mapa que editei, melhorando a sua qualidade.
Nesse mapa vemos uma parte do estado do Rio e MG, com as linhas e suas respectivas estações, aproximadamente em 1924.
Lembrando que em cada ponto desse havia uma estação, umas maiores, outras menores,
todas elas foram
abandonadas e sucateadas pela comissão mista Brasil-EUA por volta de 1960,
que diziam ser o ferroviarismo ultrapassado( mas nos EUA eles não suprimiram suas linhas ), fazendo assim crescer a demanda por rodovias e carros( tecnologia e carros importado dos EUA ).


Especialmente na Região Serrana a beleza era implacável, não tinha pessoa que não se rendia a seus encantos ao começar a subir o sinuoso e ingrime caminho a partir da estação de "Bocca do Matto"



"Entre Boca do Mato e Teodoro de Oliveira era a subida da serra do Mar. No meio da Mata Atlântica exuberante, um dos mais belos passeios de trem do Brasil subia pelos trilhos do sistema Fell. Beleza roubada em 1967 pelo fechamento da linha (Foto R.E. Jones, Railway Magazine, abril de 1963, Acervo Thomas Corrêa)." Fonte:  http://www.estacoesferroviarias.com.br/efl_rj_cantagalo/boca.htm

8 comentários:

  1. Tem erro, não existia a ligação Capivari-Csbo Frio. A linha só chegou a Cabo Frio vinda pela E. F. Maricá em 1936.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela correção, infelizmente não tem como editar a imagem ali postada.

      Excluir
  2. Seria interessante descobrir um ramal férreo oculto, digamos assim, no caminho onde esta localizada a VIA LAGOS, embora esta comece em RIO BONITO. Estou no Email caminhosdeferro02@gmail.com Forte abraço amigos

    ResponderExcluir
  3. por acaso teria alguma foto antiga da estação de tanguá?

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde, sou de São Gonçalo, moro em bairro chamado Itaoca. Atrás de minha casa, apo´s uma subida de poucos metros pode ser encontrado uma estrada construída em pedra e logo ao lado, uma malha ferroviária. Já procurei em diversos lugares sobre a existência disso, porém não encontro nenhuma informação. Esse mistério me persegue desde a minha infância quando eu e mais alguns primos encontramos a tal estrada. E não havia como negar, a estrada era bem marcada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser a antiga ef cimento mauá: http://www.estacoesferroviarias.com.br/ferroviaspart_rj/effabricacimmaua.htm

      Excluir
  5. Boa noite, Victor. Tenho passeado bastante pela antiga linha férrea na região de Friburgo. Fiz a pé o caminho entre Teodoro de Oliveira e Boca do Mato. Passeio muito bonito, boa parte pela mata fechada, passando por pontes e pelas estações de Teodoro de Oliveira (parece que era apenas um ponto pro trem se abastecer de água), Penna (relativamente preservada) e Boca do Mato (bem abandonada). De bicicleta, fiz o caminho Conselheiro Paulino (não encontrei a estação), Mariana (virou um boteco), Murinelli (imóvel conservado mas fechado), passando por três túneis e pela ponte seca. Ambos são passeios muito bacanas que poderiam ser explorados pelas secretarias de turismo dos municípios, mas pelo jeito não há o menor interesse.

    ResponderExcluir