02/01/2017

Conheça o Museu de Sinalização Ferroviária do Rio de Janeiro

    Felizmente nas últimas décadas, e como resultado de muito esforço dos amantes dos trilhos, cada vez mais temos espaços dedicados a preservação da memória ferroviária do Brasil, e também de muitos  materiais valiosos de nossas ferrovias.


   No Rio de Janeiro podemos destacar o Museu de Sinalização Ferroviária, uma iniciativa da ABPF-RJ (Associação Brasileira de Preservação Ferroviária- Regional RJ). O museu encontra-se na Cabine de sinalização numero 3 da antiga Estrada de Ferro Central do Brasil. Nele podemos apreciar vários materiais de sinalização, além de uma grande maquete de ferreomodelismo, conhecida como Maquete Vila Feliz. O museu conta também com uma valiosa biblioteca para pesquisa da memória ferroviária e assuntos atuais relacionados.
   O museu se encontra na Praça do Eng. Novo, s/n. Bairro do Eng. Novo, junto à estação ferroviária. A visitação é sempre aos sábados e o horário de visitas é das 13 às 18 hs.

Alavancas de controle da cabine de sinalização Nº 3 da EF Central do Brasil
Interior do Museu.




Gostou de conhecer um pouco mais sobre o passado das nossas ferrovias e trens? Então no ajude a manter esse espaço, divulgando e compartilhando nosso conteúdo. Aproveite para prestigiar os anunciantes aqui na página.


Nenhum comentário:

Postar um comentário