14/01/2017

Relato de um lanterneiro de automóveis que construiu sua própria locomotiva a vapor.

É impressionante como temos pessoas talentosas nesse país. O fascínio pelos trens, que vinha no sangue de sua família, fez o senhor Moysés Naime Neto, lanterneiro de automóveis, construir sua própria locomotiva a vapor. E após 4 anos de construção, e muita experiência adquirida, ele já fez até manutenção em outras locomotivas. Veja abaixo o que esse senhor tem a dizer:




"Sou lanterneiro de automóveis, tenho 41 anos, e há 20 trabalho na profissão. Meu avô, tios e padrinho, todos foram maquinistas da Estrada de Ferro Leopoldina.
Só meu avô, trabalhou 45 anos na EFL, na locomotiva n° 332.
Desde menino, eu sonhava em trabalhar na Leopoldina. Cheguei a ser praticante de telegrafista, mas o destino foi cruel. Fiz várias provas, fui aprovado, e nunca fui chamado. Até que um dia cheguei aos 35 anos, que era o limite de idade para ingressar na RFFSA.
 
Gosto muito de trens, mas não sou fanático, como muitos que conheço. Por isso procurei aprender tudo sobre ferrovias. A começar que em 1970 cursei o Senai, aprendi tudo sobre solda, e nos fins-de-semana ia à vila Inhomirim (raiz da serra de Petrópolis), pois lá havia diversas locomotivas a vapor que ainda funcionavam como VP (Trem de Via Permanente).
Comecei a aprender, fiz muitos amigos, e ganhei um livro das oficinas de locomotivas Baldwin — todo em inglês, só entendia as figuras.

Com o pensamento de que, já que eu não pude ser maquinista, vou construir a minha própria locomotiva.
Em 1987 começamos a montar as rodas motrizes, depois os pistons, mais tarde os longeirões, até chegar na cabine. Foram muitos testes, até que a locomotiva funcionasse perfeitamente, no sistema Walschaerts, após 4 anos de construção.
Hoje, eu posso dizer que uma locomotiva a vapor não tem mistério nenhum — tanto que já reformei a locomotiva da Fazenda União Carvalheira (Vassouras, RJ), com a troca de tubos, espelhos e todo o sistema de tração.
Restaurei um locomóvel centenário, que muitos tentaram e não conseguiram — e hoje funciona naquela fazenda.
Ponho meus serviços à disposição de quem precisar, em qualquer tipo de locomotiva a vapor.
 
E hoje eu tenho na oficina a minha máquina, com o n° 332 da Leopoldina, em homenagem ao meu avô Domingos Torres, que trabalhou com ela no trecho de Campos, RJ, a Vitória, ES.
Detalhe: — Na época, era o único maquinista chamado a conduzir trens especiais, como o do presidente Getúlio Vargas em suas viagens ao interior.


Trilhos
A grande dificuldade está aí: — Os trilhos.
Da primeira vez que coloquei o trem em operação, no Dia da Criança, a CBTU-RJ montou uma via de 300 metros, com trilho 45 e dormentes. Ficou muito alto.
Depois, substituímos os trilhos por cantoneiras de 1-3/16'', que suportam bem o peso do trem, e nos possibilitam fazer curvas e desvios, embora com pouca aderência, fazendo a locomotiva patinar às vezes. Mas sua montagem é fácil, rápida, e mais leve.

Agenda
Recebi convite para participar de uma exposição no Norte Shopping, onde será feita a reconstituição de uma rua do Rio antigo, com estação e o trem.
Será no mês de Março.

Agradecimentos
A Deus, por me dar força e saúde.
A vocês, por mais esta oportunidade de mostrar meu trabalho.
Em especial, à minha filha Flávia, de 15 anos de idade, que desde o começo me ajudou muito, e com isso aprendeu tudo sobre a máquina a vapor. Valeu, Flávia!

Futuro
Pretendo construir uma locomotiva maior, Ten-Wheeler 4-6-0. Para isso preciso de dinheiro, da venda da 2-4-0."

Moysés Naime Neto
Tel.: (21) 3650-8255

Essas são as configurações da locomotiva "332" do senhor Moysés Naime Neto:

Locomotiva
Bitola: 60 cm
Rodagem: 2-4-0
Peso carregada: 2,5 toneladas
Altura: 2,5 metros
Largura: 1,5 metro
Comprimento com o tênder: 5,2 metros
Pressão: 100 libras
Combustível: Lenha
Velocidade máxima: 30 km/h
Força motriz: 5.000 kg
Pintura nas cores da Leopoldina
Carro de passageiros
Comprimento: 4,5 metros
Capacidade: 30 passageiros

Fonte: http://vfco.brazilia.jor.br/ferreomodelos/vapor-vivo-live-steam/construi-minha-propria-locomotiva.shtml

Filha do Moysés conduzindo a locomotiva



Nenhum comentário:

Postar um comentário