A Estação de Paranapiacaba é uma estação ferroviária localizada na histórica vila de Paranapiacaba, no município paulista de Santo André. Atualmente, é a estação final da Linha Luz ↔ Paranapiacaba, do Expresso Turístico da CPTM.
A história da vila está intimamente ligada à construção da linha e da estação ferroviária. Paranapiacaba surgiu inicialmente como centro de controle operacional e residência para os funcionários da companhia inglesa de trens São Paulo Railway, estrada de ferro que fazia o transporte de cargas e passageiros entre o interior, a capital e o litoral paulista, em Santos.
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Assentamento de trilhos na estação de Alto da Serra (Futura Paranapiacaba). 1865 (Autor desconhecido).
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Em 1860, eram iniciadas a construção dos primeiras edificações na vila, entre elas o pátio de operações do funicular, oficinas e salas administrativas da estrada de ferro inglesa. A primeira estação de Paranapiacaba, chamada de estação do Alto da Serra, foi inaugurada pela São Paulo Railway em 1867. Até hoje temos na estação como característica principal o grande relógio fabricado pela Johnny Walker Benson, de Londres, que se destaca no meio da neblina, comum nessa região serrana.
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Autor Desconhecido |
Em 1896 foi iniciada a duplicação da linha férrea, paralela à primeira, a fim de atender à forte demanda. Essa nova linha, também denominada de Serra Nova, era formada por cinco planos inclinados e cinco patamares, criando um novo funicular. Os assim chamados novos planos inclinados atravessavam onze túneis em plena rocha, enfrentando o desnível de 796 metros que se iniciava no sopé da serra. A inauguração deu-se em 28 de dezembro de 1901.
A 15 de julho de 1945, a estação do Alto da Serra passa a se denominar estação de Paranapiacaba. Em 14 de janeiro de 1981, ocorreu um incêndio na antiga estação, destruindo-a completamente. O sistema funicular foi desativado em 1982. Entre 1994 e 2001, Paranapiacaba era atendida pelos trens metropolitanos da CPTM, que para lá iam em diferentes horários, mas não tantos quantos os que chegavam a Rio Grande da Serra diariamente.
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O incêndio que destruiu a velha estação em 1981. Foto Josiaso |
Atualmente a estação é utilizada apenas como pátio de manobras para vagões de carga, o ponto de embarque e desembarque do trem Expresso Turístico é uma plataforma improvisada próximo a um dos galpões de manutenção, o local onde ficava a primeira estação que foi queimada faz parte do Museu Tecnológico Ferroviário do Funicular mantido pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária.
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Museu do funicular - Prédio da máquina fixa - 2005 |
No Museu do Funicular, temos a exibição das máquinas fixas do quinto patamar da segunda linha e a do quarto patamar da primeira linha, que transportavam o trem por meio do sistema funicular. Há, também, a exposição de diversos objetos de uso ferroviário, fotos e fichas funcionais de muitos ex-funcionários da ferrovia.
Em 1987, a vila de Paranapiacaba foi tombada pelo CONDEFAT e em 2000 como Tesouro Cultural Mundial pelo Wolrd Monument Fund e desde 2002, é considerada Patrimônio Histórico Nacional pelo IPHAN. Há também um movimento para elevar a vila à Patrimônio Mundial da Humanidade, devido ao importante conjunto ferroviário, um dos melhores exemplos da tecnologia inglesa do século XIX.
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Estação de Paranapiacaba. Possivelmente segunda metade dos anos 1940 (Autor desconhecido) |
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A estação em 1950. Acervo Lourenço Paz |
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A estação, no início do século XX. Cartão postal, acervo Ralph M. Giesbrecht |
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Foto sem informações do autor. |
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Névoas de Paranapiacaba, foto de Adauto Gonçalves Rodrigues (1993), Rev. Ferrovia |
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Trabalhadores da Estrada de Ferro. |
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Pátio de Manobra 1922 |
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Casas dos operários da Vila, 1912. |
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Clique para visualizar maior. |
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Foto sem informações |
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Locobreque em 1987 funcionando só para turistas. |
Para quem não conhece a estação Paranapiacaba vale a pena ir lá conhecer é ver um pouco da nossa linda história ferroviaria
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