A linha do Cantagallo cortava as cidades de Itaboraí, Cachoeiras de Macacu, Nova Friburgo, Bom Jardim, Duas Barras, Cordeiro, Cantagalo. Depois a linha se estendeu até Mello Barreto, na divisa com Além Paraíba, onde durante muito tempo as cargas e pessoas eram "baldeadas" de barco até a outra extremidade do rio paraíba do sul.
"No final do século XIX foi construída a ferrovia, sendo erguida uma estação de trem na então Fazenda Bom Jardim, distante da vila de São José do Ribeirão, centro comercial da região, o que trouxe progresso para as novas terras. Aos poucos, a vila de São José perdeu importância e a fazenda, por sua proximidade com a estação e pela grande produção de café, transformou-se em um centro de comércio e ponto de encontro de fazendeiros, agricultores, escravos e visitantes. O trem foi decisivo para o aumento da produção e na maior lucratividade da fazenda, e também para o surgimento, emancipação e história do município." Fonte: Portal Bom jardim
Lembro-me do trem...era pequenino.
ResponderExcluirOlá, boa tarde! Como e onde eu posso encontrar mais sobre a história da ferrovia e da arquitetura da cidade? Estou fazendo uma tese de mestrado sobre o tema. Obrigado
ResponderExcluirLivro Estrada de ferro Cantagalo 160 anos de uma história esquecida. Ronnie Peterson Andrade e Vanessa Leandro Andrade. rvprojetosti@gmail.com
ExcluirOlá, boa tarde, como posso conseguir mais sobre a história da ferrovia e da arquitetura da cidade? Tem sugestões? Obrigado.
ResponderExcluirParabéns ao portal de bom Jardim. Matéria super interessante. Despertou até o interesse dos estudantes que estão fazendo mestrado. Continuem assim por uma Bom Jardim casa vez melhor.
ResponderExcluirScheffelrita1950@gmail.com unknown
ResponderExcluir